Bateria automotiva: dicas para garantir sua vida útil
A bateria automotiva alimenta todos os equipamentos elétricos do veículo, demandando muita atenção.
Embora a vida útil de uma bateria automotiva seja relativamente curta (cerca de 2 a 3 anos), a falta de cuidados pode reduzir esse prazo e ocasionar gastos desnecessários.
Por isso, separamos algumas dicas que ajudam a preservar – ou até aumentar – a durabilidade do item. Confira.
Não deixe o veículo muito tempo desligado
O ideal é que o motor seja ligado no mínimo uma vez por semana durante cinco minutos. Isso porque, quanto mais o carro funcionar, maior será a vida útil da bateria.
Parece contraditório, mas deixar a bateria desligada por um tempo prolongado pode iniciar um processo químico chamado sulfatação, que reduz consideravelmente a durabilidade.
Certifique-se de que tudo está desligado antes de dar a partida
É imprescindível que o motorista deixe todo e qualquer equipamento veicular desligado antes de ligar o carro. A bateria automotiva alimenta os componentes elétricos; portanto, quanto mais itens estiverem ligados, maior será o desgaste inicial.
Assim, não deixe de observar se o ar-condicionado, rádio e faróis estão devidamente desativados antes de dar partida.
Não esqueça nada funcionando
Em algum momento você já deve ter voltado para o carro e percebido que deixou os faróis ou a luz interna acesa. Pois esse esquecimento é um verdadeiro acelerador do desgaste da bateria.
E não se trata apenas de esquecer; muita gente deixa equipamentos ligados deliberadamente. Exemplo disso é o rádio, quando utilizado em momentos nos quais o veículo está desligado.
Conheça a bateria do seu carro
É importante saber a respeito da capacidade suportada pela bateria e pelo alternador, especialmente antes de instalar um equipamento novo. Acessórios sem procedência ou de marcas desconhecidas também podem comprometer drasticamente a vida útil do item.
Atenção nas revisões preventivas
De preferência a cada seis meses, leve seu veículo para revisões preventivas. Caso a bateria automotiva esteja com algum defeito incomum, sons, falhas ou ‘engasgo’ ao dar a partida, vá até uma oficina de sua confiança. Assim você corrige as falhas antes que elas se tornem graves.
Controle a corrosão
Um ponto que exige muita atenção é a corrosão das polaridades da bateria automotiva, isso porque a parte interna do componente contém ácidos extremamente fortes.
Dependendo das condições climáticas e ambientais, esses ácidos podem corroer os terminais, afetando por consequência o processo de carregamento.
Caso haja ferrugens nos polos da bateria, o ideal é usar água com gás e escova de aço para fazer a higienização. Em seguida, para evitar corrosões, escolha um bom spray lubrificante.
Compartilhe