De olho nas velas do carro: 5 sinais de possíveis problemas

 De olho nas velas do carro: 5 sinais de possíveis problemas

Peças essenciais para o consumo e desempenho do motor, as velas podem apresentar sinais do fim de sua vida útil

A vela de ignição costuma não chamar tanta atenção dos motoristas dos carros, no entanto, é parte fundamental e merece uma atenção especial. A vela é a peça que se encaixa na cabeça do cilindro e a grande responsável por gerar a centelha que provoca a explosão da mistura de ar e combustível. 

Além disso, a vela de ignição é fundamental para a movimentação do pistão e, consequentemente, o funcionamento do motor. No entanto, com a precariedade de cuidados e manutenções necessárias, as velas podem se aproximar do fim de sua vida útil e comprometer o funcionamento do carro.

Dentre os sinais de que as velas vão dar problema, estão o motor que “fraqueja” até o aumento do consumo de combustível, sinal que mais chama atenção dos motoristas. Confira abaixo os principais sinais de que as velas vão dar problemas:

1 – ) Dificuldade ao dar partida

Um sinal bem característico de problemas nas velas é aquele em que o motor apresenta demora para funcionar e dando aquela rateada ao virar a chave. 

A principal causa é o desgaste dos eletrodos dos componentes, provocado pelas faíscas geradas entre si. Os cantos vivos dos eletrodos sofrem desgaste e ficam “arredondados”, o que ocasiona um aumento da folga entre eles.  

Por esse motivo, há um aumento da tensão para a geração para dar partida. Porém, vale verificar também cabos e bobina da ignição. 

2 – ) Carro “engasgando”

Acelerou o carro gradativamente e sentiu que ele estava com soluço? Este pode ser um sinal de que a força do motor não está sendo passada de forma estável. É provável que as velas estejam ruins ou com sujeiras acumuladas, e não queimam o combustível corretamente, provocando tais falhas.

3 – ) Perda de desempenho 

Outro sinal de que as velas vão dar problema por causa do desgaste é justamente a perda de desempenho. Com o passar do tempo, aquela folga maior entre os eletrodos fará o motor render menos. 

As respostas ao acelerador ficam mais lentas e o carro demora a arrancar e a embalar. Isso acontece porque as velas são responsáveis por emitir a faísca que faz a combustão. 

Portanto, se elas não estiverem em perfeitas condições, não vão conseguir queimar o combustível na frequência correta. Por isso, a perda de desempenho.



4 – ) Aumento do consumo de combustível

Existem diversos fatores que contribuem para o aumento do consumo de etanol ou gasolina do carro, entre eles problemas nas velas de ignição. 

Caso as peças estejam desgastadas, a mistura de ar e combustível não será queimada corretamente. Diante disso, o carro tende a consumir ainda mais combustível.

5 – ) Marcha lenta irregular

Apesar de surpreendente no momento, nenhum carro “morre” sem motivo. Uma das possíveis causas para esse evento é a carbonização – efeito fuligem – das velas de ignição, geralmente ocasionadas por uma mistura ar-combustível muito rica. 

Porém, o filtro de ar sujo, o ponto de ignição atrasado, vela não compatível e até mesmo excesso de combustível são alguns problemas que podem provocar  carbonização, que afeta o funcionamento dos eletrodos e a intensidade da centelha.

Manutenção das velas de ignição 

Melhor do que resolver os problemas nas velas de ignição é prevenir o aparecimento desses sinais e os eventuais contratempos decorrentes deles. Por isso, é fundamental realizar a troca das velas a cada 50 ou 60 mil km rodados, no entanto, a verificação de suas condições precisa ser feita a cada 10 mil km. 

Para saber o momento da troca das velas do seu veículo, consulte o manual do carro e veja as especificidades da peça. Vale ressaltar que peças fora das recomendações de fábrica podem danificar os componentes do motor.  

Por fim, o kit de velas de ignição originais do carro podem custar de R$50,00 a R$150,00 reais, valor sujeito a variações de acordo com a marca e modelo. Durante a troca, vale a pena fazer uma inspeção nas bombinhas de ignição, tendo em vista que o seu mau funcionamento pode interferir na geração correta das centelhas.

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