Já ouviu falar no RNPC? Saiba o que é e quais ganhos ele traz ao condutor
Iniciativa implementada na legislação de trânsito brasileira pode garantir vantagens ao ‘bom motorista’, mas só após adesão; entenda
Popularmente conhecido como Cadastro Positivo de Condutores, o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) foi estabelecido pela Lei. 14.071 de 2020, com o objetivo de conceder benefícios fiscais ou tarifários para os motoristas, sob certas condições.
Assegurado por meio de participação voluntária e mediante autorização, o registro opera para reconhecer e premiar quem respeita as normas de tráfego e colabora com a segurança viária no Brasil.
De olho na importância dessa ferramenta promissora, hoje o Reparador SA vai explorar seus pontos mais favoráveis, porém sem se furtar das controvérsias que giram em seu entorno. Além disso, vai apresentar o passo a passo de como realizar o cadastro. Confira.
Como funciona o sistema?
O RNPC é um sistema que visa destacar e recompensar condutores que não tenham cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses, a fim de encorajar a adoção de práticas responsáveis ao volante.
Dessa forma, o registro age diretamente para valorizar aqueles que mantêm um histórico limpo na carteira, contribuindo com a redução de acidentes. Na prática, o motorista se qualifica para receber um certificado cheio de bonificações.
Entre elas, estão descontos em seguros de automóveis, vantagens em programas de fidelidade de empresas parceiras, facilidades na obtenção de crédito ou até mesmo prioridade em processos de habilitação.
Entusiastas desse cadastro apontam que ele representa um avanço significativo no incentivo à cultura da paz nas rodovias. E que ao promover congratulações aos condutores que se mantêm dentro das regras, espera-se uma mudança comportamental gradual, fomentando mais consciência e comprometimento de forma generalizada.
Os questionamentos
Contudo, ainda vale destacar que o RNPC levanta discussões. Seus críticos argumentam que a premiação requer atenção à medida que abre margem para que motoristas com bom comportamento se acomodem instantaneamente após receberem seus benefícios, dando menos importância ao programa, – o que influiria na sua eficácia.
Além disso, questões operacionais, como a integração entre sistemas de multas e a garantia de que todos os dados sejam devidamente atualizados e precisos, também são pontos sensíveis a serem considerados para o pleno funcionamento do cadastro.
Não obstante, é inegável que a iniciativa tem potencial para mitigar os índices de mortes nas estradas, caso bem administrada e baseada em monitoramento contínuo e uniforme em todo o território nacional. Nesse sentido, investir em divulgação também seria decisivo.
Passo a passo para adicionar a CNH no Cadastro Positivo
- Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito;
- Vá até a aba “Condutor”;
- Clique em “Acessar Cadastro Positivo”;
- Na tela com todas as informações, autorize sua participação;
- Aparecerá um termo, leia com atenção e sinalize se concordar;
- Após isso, marque “Autorizar” mais uma vez;
- Pronto, seus dados já estão disponíveis na base do RNCP!
O registro será inativado quando…
- Houver pontuação por infração;
- O motorista tiver o direito de dirigir suspenso;
- A Carteira Nacional de Habilitação estiver cassada ou vencida há mais de 30 dias;
- O cadastrado estiver cumprindo pena privativa de liberdade.
Compartilhe