Amortecedor: saiba como funciona a peça
Os amortecedores garantem uma direção segura em solos irregulares e curvas das vias.
Os veículos são compostos por diversos sistemas muito importantes para seu funcionamento. Dentre eles, um dos mais relevantes é a suspensão.
Afinal, ela é responsável por aprimorar a movimentação, aceleração, frenagem e inclinação da carroceria do carro em curvas, absorvendo as irregularidades do solo e as forças de inércia destes movimentos.
Os componentes da suspensão
O sistema de suspensão pode variar de acordo com o veículo. Porém, há peças em comum para o funcionamento de todos eles – cada uma delas desempenhando uma função específica e fundamental. Confira as mais importantes:
Amortecedor
Amortece os impactos do veículo durante o tráfego nas ruas e também diminui o tempo de movimento da mola para os lados.
Coxim
Fixa o amortecedor no monobloco de direção, recebe todos os impactos do amortecedor e faz com que a coluna gire de acordo com o movimento do volante.
Mola
Absorve irregularidades do solo, sustenta o peso do veículo e garante a distância entre a carroceria do carro e suas rodas, fazendo com que os pneus não se arrastem na caixa da roda. Existem dois tipos: feixe de mola ou helicoidal.
Bandeja
Também conhecidas como braços oscilantes, ligam a coluna (onde ficam as molas, amortecedores e outras peças) ao chassi e realizam os movimentos de subir e descer.
Pivô de Suspensão
Faz com que a coluna rode em seu próprio eixo, ajudando a caixa de direção a executar as manobras do veículo.
Buchas de borracha
Impedem o atrito de metais e permitem que a bandeja se movimente de maneira silenciosa, além de fixar as barras estabilizadoras.
Barra estabilizadora
Liga as duas colunas de direção – deixando o carro mais estável – e distribui igualmente a força entre as quatro rodas do carro.
Como funcionam os amortecedores?
Como já dito acima, os amortecedores servem para absorver o impacto do veículo com o solo, auxiliando o motorista a dirigir de forma segura. A energia acumulada desses impactos é depositada nas molas, fazendo com que o automóvel fique estável e as rodas fiquem o maior tempo possível em contato com o chão.
Os amortecedores funcionam por conta do fluido que é transportado de uma câmara a outra, passando pelas válvulas de controle de passagem. Estas trabalham de acordo com a pressão recebida.
Normalmente, o espaço vazio é preenchido por gás nitrogênio, injetado no sistema de forma pressurizada.
Assim, quando o amortecedor abre e fecha, o fluido hidráulico é forçado a passar pelas válvulas e assim, impede que o carro salte com a ação de retorno das molas.
Os tipos de amortecedores
No mercado, há dois tipos de amortecedores, sendo eles os convencionais -movidos a óleo, e aqueles movidos a gás. Os amortecedores a óleo costumam ser mais baratos e mais utilizados nos veículos. Além disso, o curso do cilindro é controlado apenas pelo óleo e ar existentes no tubo.
Com o uso excessivo, o óleo sofre pressões excessivas e o aumento de temperatura causado por essas pressões pode começar a desgastar o amortecedor.
Por outro lado, os amortecedores a gás, mesmo que mais caros, aumentam a aderência dos veículos nas curvas e são mais eficazes que o modelo acima. Eles garantem maior segurança por conta da sua dureza e por serem mais suaves a baixa velocidade.
Os amortecedores não têm uma vida útil definida e costumam desgastar assim como os pneus. A vida útil do amortecedor depende diretamente de como o motorista utiliza seu carro.
Leia o Guia Completo sobre amortecedores da Cofap.
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