As diferenças entre motor turbo e aspirado

Confira as vantagens de cada um dos motores de carro

A função de um motor no carro é transformar combustível em energia, que gera movimento nas rodas. Isso ocorre através de explosões dentro dos cilindros, que convertem o combustível líquido em energia cinética.

O motor é uma das partes mais importantes de um carro e é muito relevante conhecer como ele funciona a fim de escolher o melhor de acordo com o que o condutor deseja. 

O motor influencia diretamente no desempenho do veículo e é determinante no preço do carro. Dentre os tipos de motores, destacam-se o motor turbo e aspirado. Descubra qual o melhor para suas necessidades.

Motor aspirado 

O motor aspirado funciona sem auxílio de nenhum aparelho para aumentar a potência. O motor funciona da seguinte maneira: o ar é aspirado pelo movimento proveniente do pistão. Dessa forma, a pressão dentro do cilindro se torna menor que a pressão atmosférica.

Para obter maior potência, esse motor necessita de maior quantidade de ar e combustível circulando nas câmaras de combustão por meio do aumento das cilindradas. 

Há vantagens e desvantagens do uso do motor aspirado em relação ao motor turbo.

Vantagens do motor aspirado

  • Esse motor transmite ao motorista sensação de regularidade e suavidade na direção.
  • Baixo custo de instalação e manutenção 
  • Menos chance de apresentar algum defeito
  • Som limpo
  • Tem a possibilidade de aumentar a potência facilmente 

Desvantagens do motor aspirado

  • Maior consumo de combustível 
  • Procedimentos específicos terão que ser realizados se o motor precisar de alguma modificação em relação à sua performance.

Motor turbo

O motor turbo surgiu como uma alternativa para o carro ter mais potência, sem que tivesse que aumentar o tamanho do motor.

Ao contrário do motor aspirado, o motor turbo utiliza uma turbina para levar o ar pressurizado. Ele aproveita os gases de saída que fazem a turbina girar. Do outro lado uma hélice comprime o ar e assim o motor enche os cilindros com ar e combustível, o que melhora a competência da combustão. 

A função do turbo motor é comprimir mais ar para, ao final, obter um torque melhor.

Existem dois tipos de motor turbo, o variável e o fixo. O primeiro regula a pressão do motor, já que dosa a medida de gases que irão passar pela turbina. O fixo não tem esse trabalho.

Há vantagens e desvantagens do uso do motor turbo em relação ao motor aspirado.

Vantagens do motor turbo

  • Menor quantidade de emissão de gases poluentes
  • Menor consumo de combustível 
  • Resposta mais rápida do motor

Desvantagens do motor turbo

  • Precisa de uma manutenção mais ampla e, se tiver algum problema, provavelmente a correção será mais cara do que a de um motor aspirado
  • Trabalha em maior temperatura, por conta da pressão mais alta, sendo mais suscetível a uma degradação

Mesmo com essas diferenças, no momento em que a compra de um carro for realizada, os dois tipos de motores são opções boas. É preciso ter atenção nas características de cada motor para que o usuário obtenha a melhor possibilidade de acordo com o que precisa e deseja.

Leia Mais
Sindicato do ABC pede paralisação das montadoras e autopeças