Tecnologia e segurança em um recurso: Eixo direcional traseiro da Porsche

Conheça as vantagens desse mecanismo

O eixo direcional, que está sendo testado por algumas montadoras, como a Porsche, é um recurso ótimo para realizar manobras na hora de estacionar o carro, além de ter outras vantagens.

Isso acontece porque o eixo direcional traseiro permite que as rodas traseiras acompanhem o movimento das dianteiras com deslocamento menor, garantindo mais estabilidade ao veículo durante o trajeto.

Essa tecnologia se encontra em carros de luxo, ônibus e caminhões.

Como o eixo direcional traseiro da Porsche funciona

Na prática, esse mecanismo, em velocidades de até 50 km/h, possibilita que as rodas de trás girem para o lado oposto ao das dianteiras. Assim, o diâmetro de giro do volante é reduzido. Dessa forma, a baliza, temida por tantos, é facilitada porque exige menos esforço do condutor.

Em velocidades acima de 80 km/h, também há benefícios, o sistema alinha as quatro rodas, isto é, todas vão para o mesmo lado, auxiliando em manobras e curvas, dando maior estabilidade de direção.

Se o veículo estiver entre 50 km/h e 80 km/h, o sistema alterna de forma contínua o movimento das rodas.

Confira o vídeo mostrando esse recurso, divulgado pela Porsche.

Essa tecnologia está presente como opcional na Porsche 911 Carrera S e já era aplicada na 911 Turbo e 911 GT3. Nesse último modelo, o ângulo de direção das rodas traseiras tem a possibilidade de variar em até 1,5 graus.

Vantagens e desvantagens do eixo direcional traseiro

Esse recurso tem muitas vantagens, ao possibilitar a modificação do ângulo das rodas traseiras, é utilizado para conseguir mais segurança, estabilidade e melhor dirigibilidade. Além disso, auxilia na conservação dos pneus.

O eixo traseiro direcional já foi introduzido por algumas montadoras, mas não é algo comum na maioria dos carros, porque o sistema é complexo e pesado. Outra desvantagem é o maior custo que o condutor terá que lidar ao adicionar essa tecnologia em seu carro.

Leia Mais
Confira as mudanças no Chevrolet Cruze 2022