Saiba qual é o tipo de óleo ideal para as correntes da sua bicicleta

Descubra qual  a melhor escolha entre as opções úmido, seco ou com cera

Para que uma bicicleta tenha um bom desempenho e uma vida útil longa, alguns cuidados são necessários. A lubrificação correta das correntes é um deles. Uma atenção frequente com isso é importante para que haja menos desgastes das peças. 

Existem três opções de óleo para essa tarefa: úmido, seco e com cera. Alguns elementos influenciam na duração da lubrificação, como por exemplo clima, solo e a tensão sobre o pedal. Por conta disso é importante saber qual óleo é o ideal para sua bike.

Quais são os tipos de óleo ideais para lubrificar sua bicicleta? 

O óleo úmido é um óleo espesso e não evapora. O produto demora um pouco para ser absorvido e pode acumular sujeira em locais secos. Apesar disso, tem alta durabilidade e é mais resistente em condições extremas de clima e terreno. 

O uso é aconselhado para trilhas com lama, dias chuvosos, ciclistas que usam a bike como meio de locomoção pela cidade e mountain bikers.

O óleo seco é menos espesso e bem líquido, mas, ao ser aplicado na corrente, ele evapora, ficando com aspecto de cera. Tem pouca durabilidade e a aplicação precisa ser mais constante, às vezes até durante o pedal.  É indicado para estrada, terrenos secos, verão e inverno sem chuvas.

Já o óleo com cera pode ser utilizado em outras partes da bicicleta, não somente na corrente. Ao ser colocado na corrente, tem o mesmo comportamento que o óleo seco, mas tem uma durabilidade menor que ele. Se for usado com essa finalidade, a recomendação desse óleo é para ciclistas de estrada.

Esse material teria que ser aplicado muitas vezes em um curto período de tempo e não sofre tanto com a tensão das correntes, por isso é mais indicado para outras partes móveis da bike.  

Dicas finais

  • Sempre considere e avalie o local e clima em que vai pedalar, para não ter problemas no meio do percurso. 
  • Não utilize tipos de óleo que não são feitos para bicicletas.
  • Utilize a quantidade recomendada, não abuse.
  • Veja a lubrificação como sua parceira, principalmente em competições de ciclismo.
Leia Mais
Novas lâmpadas para faróis Philips Ultinon Pro5000 combinam desempenho e durabilidade