Filtros de cabine de qualidade ajudam a prevenir problemas respiratórios

Com o inverno, chances de alergia aumentam; saiba como reduzir essas possibilidades ao tomar conta do seu veículo

A chegada do clima frio e seco costuma deixar as paisagens mais poluídas. É uma estação que remete ao clima ameno, pela renovação das paisagens. Entretanto, uma parcela das pessoas precisa redobrar a atenção com a saúde durante o período.

Entre as doenças que surgem durante a estação está a febre do feno ou alergia ao pólen, que pode causar rinite alérgica, crises de asma e até mesmo conjuntivite. Especialistas indicam algumas formas de se evitar a manifestação da doença, como manter janelas de casa e do carro sempre fechadas, não utilizar o ar-condicionado abaixo de 23°C e sempre manter os filtros limpos e com produtos de qualidade.

Os filtros de cabine (ar-condicionado) dos automóveis passam a ter uma importância ainda maior por evitar o contato com partículas nocivas no ar. “Este é um item que é esquecido pela maioria das pessoas na hora da manutenção. Sempre trocam o filtro do ar, do óleo, do combustível, mas acabam esquecendo-se deste que afeta diretamente a saúde das pessoas”, afirma André Gonçalves, consultor técnico da MANN-FILTER.

Existem três tipos de filtros de cabine disponíveis no mercado: o convencional de partículas; o de carvão ativado que, além das partículas, filtra também os gases nocivos à saúde; e a evolução dos filtros de cabine, chamado FreciousPlus, que  retém partículas, gases, resquícios mais finos, e evita o crescimento de microorganismos causadores de mau odor e doenças respiratórias. 

“Ter ou não filtro de cabine não está ligado ao fato de ter ar-condicionado no veículo. Há casos que tem ou não ar-condicionado e tem ou não filtro de cabine, cada carro deve ser consultado, mas é fato que necessitam de atenção, principalmente em uma estação do ano como a primavera”, explica o técnico.

“O ar dentro do carro fechado já é bastante comprometido pelo gás carbônico produzido pelo organismo humano. Evitar que ele fique ainda pior é essencial para a saúde das pessoas”, comenta o executivo. No caso do filtro de cabine com carvão ativado e do FreciousPlus, além do pólen e de outras impurezas do ar, eles também atuam contra odores e gases tóxicos oriundos do ambiente externo.

MANN-FILTER, marca do grupo MANN+HUMMEL líder em sistemas de filtragem, disponibiliza ao mercado filtros de cabine com a qualidade já reconhecida da marca aliada a tecnologia de ponta para ajudar a combater as doenças respiratórias e proporcionar a saúde dos condutores. “O filtro de cabine pode ser considerado um item de segurança, pois pode evitar uma crise de espirros do condutor, impedindo um acidente causado pela visão comprometida do mesmo”, analisa Gonçalves.

Estudos comprovam que a uma velocidade 50 km/h, um espirro pode deixar o condutor sem visibilidade por 14 metros. “À medida que a velocidade é aumentada, a distância também acompanha o crescimento, chegando, por exemplo, a 36 metros para um carro andando a 120 km/h, velocidade média das grandes estradas do país”, completa.

Além disso, a empresa recomenda ao consumidor ficar atento à manutenção do filtro de cabine do veículo neste período do ano. Isso porque, nesta época, o uso do ar condicionado é mais frequente, fazendo com que aumente a passagem de ar pelo filtro de cabine, responsável por reter a entrada de partículas no interior do veículo. A manutenção ajuda na prevenção de doenças respiratórias e mau odor ocasionados pela proliferação de bactérias e fungos. 

Outro problema ocasionado pela saturação do filtro é o embaçamento dos vidros internos. É necessário realizar a manutenção para também melhorar seu desempenho, uma vez que o filtro de cabine saturado pode obstruir o fluxo da passagem do ar.

Ao contrário dos demais filtros, o de cabine não tem prazo ou quilometragem preestabelecidas para que sua troca seja realizada. “A vida-útil de um filtro de cabine depende do ambiente onde o motorista trafega. Se ele rodar sempre em vias urbanas, com alto tráfego de caminhões, ou em estradas de terra, o filtro chega a se desgastar em poucos meses. Para circulação em condições normais, a MANN-FILTER recomenda que sua troca seja realizada no máximo uma vez ao ano ou a cada 15 mil km”, explica o consultor técnico da MANN+HUMMEL, André Gonçalves.

Com mais de 50 produtos para o mercado de reposição, a linha MANN-FILTER de filtros de cabine atende mais de 250 aplicações em marcas de veículos nacionais e importados como Volkswagen, General Motors, Honda, Hyundai, Kia, Fiat, Ford, Peugeot, Audi, Mercedes-Benz, Renault, Citröen, Volvo entre outras. O grupo MANN+HUMMEL desenvolve e produz filtros de cabine para automóveis, utilitários, caminhões e máquinas agrícolas.

A MANN-FILTER é considerada a maior empresa de soluções de filtragem. São mais de 60 anos de história e, atualmente, quatro fábricas espalhadas pelo Brasil. Para conferir o catálogo de produtos e ficar por dentro das novidade acesse o site(https://www.mann-filter.com/pt/mf-br/workshops/new-additions/).

Leia Mais
…E o que vem a ser uma Rebimboca da Parafuseta?