Ford Transit: um grande sucesso desde 1965

Conheça a história desse renomado veículo comercial, que retomou sua força no mercado nos últimos anos

Com seu destaque iniciado ainda nos anos 1960, a van Ford Transit é um sucesso global. O veículo delineou fortemente a história de algumas regiões e, nos seis continentes, vendeu mais de 10 milhões de unidades. 

Na Europa, foi o modelo comercial mais vendido por 40 anos, o que resultou no nome “Transit”, em algumas localidades, sendo usado no cotidiano para se referir a qualquer máquina dessa categoria.   

Obviamente, o projeto da Ford enfrentou inúmeras inovações para estar vivo até hoje, com a sua quinta geração. Nos últimos anos, retomou ao topo do seu segmento, classificado como líder de vendas nos Estados Unidos e no continente europeu.

Confira um pouco da história e evolução da Ford Transit: 

Passado

Lançada em 1965 no Reino Unido, a van Ford Transit revolucionou o mundo das entregas na época. Era eficiente, grande e cumpria tudo que prometia. No início, a produção ficava em Berkshire, em uma antiga fábrica de avião, até ser transferida para Southampton nos anos 70. 

Muito rapidamente, a Transit conquistou o coração, bolso e cotidiano dos públicos mais diversos e se tornou o veículo mais comum em terras britânicas. Afinal, eram vans que carregavam quase tudo: ferramentas, cimento, areia, móveis, frutas – tudo que se pode imaginar. 

Uma grande inovação do modelo da Ford, que o tornou tão atrativo, era justamente o fato de ser espaçoso. Diferentemente de outros disponíveis do mercado, o Transit trouxe uma inovação: os motores não ficavam mais nos bancos dianteiros, mas sim em um adequado capô na frente, permitindo mais área livre para armazenamento. Basicamente, as outras vans, que vieram depois dessa, seguiram os conceitos pela Ford introduzidos.

A partir disso, mais um diferencial era o fato de que tinha portas de correr. Essa modalidade era adorada pelos trabalhadores de entrega, que podiam sair facilmente do veículo, com grande praticidade e conveniência. Acomodou, até mesmo, bombeiros em seus serviços diários. 

O valor também era acessível, partindo de 542 libras em 1965, o que hoje corresponderia a aproximadamente 10 mil (da moeda britânica) hoje. Assim, sobretudo no continente europeu, esse transporte marcou presença nas vias. 

De 1986 até 2003, foi fabricada a terceira geração do veículo, que também agradava, mas enfrentando um contexto mais competitivo.

Atualmente

Hoje, o Ford Transit ainda circula com frequência pelas vias, auxiliando com eficácia no transporte de múltiplas mercadorias. A versão atual estreou em 2013 nos Estados Unidos, garantindo sucesso de vendas no local e em outros territórios, com destaque, novamente, para a Europa.

Com as adaptações necessárias para cada mercado, surgiram – também satisfazendo o público – versões híbridas. Além disso, são disponibilizadas diversas variações: Minibus (para passageiros); Van (carga); Cabine Dupla (misto) e Chassis (para receber caçamba).

Leia Mais
Sistema Wrist-Twist – A tentativa da Ford de substituir o volante