Válvulas termostáticas Magneti Marelli promovem qualidade essencial para a vida útil do motor

Comprometida com a estratégia de oferecer o maior portfólio do mercado de reposição nacional, a Marelli Cofap Aftermarket também investe constantemente na qualidade de seus produtos através de processos produtivos que empregam as tecnologias mais recentes, o uso de matérias-primas selecionadas e a realização de testes que garantem a durabilidade e confiabilidade das autopeças Magneti Marelli equivalentes aos dos produtos originais.

Como exemplo deste padrão de qualidade empregado, podem ser citadas as válvulas termostáticas Magneti Marelli. Um dos componentes mais importantes do sistema de arrefecimento, sua função é manter a temperatura do motor dentro dos parâmetros especificados pelo fabricante do veículo em qualquer condição de utilização, bloqueando ou liberando a passagem do líquido de arrefecimento para o radiador. As válvulas termostáticas desempenham um papel essencial, inclusive na redução da emissão de poluentes e consumo de combustível, ao manter a temperatura ideal de funcionamento do motor, já que elas atuam diretamente no aquecimento do motor após a partida e evitam o superaquecimento.

Devido a sua importância no sistema de refrigeração e ao ambiente extremamente agressivo em que atua (em meio ao fluido refrigerante a altas temperaturas), as peças são fabricadas de acordo com os parâmetros dos produtos genuínos, o que garante desempenho idêntico ao do produto original. Esse cuidado faz com que o item tenha excepcional durabilidade, com uma relação custo/benefício muito vantajosa.

A linha de válvulas termostáticas da Magneti Marelli atende a cerca de 70% da frota nacional, com mais de 90 códigos para as principais marcas de veículos leves e pesados que circulam pelo Brasil. 

Mais facilidade para o profissional da reposição

Para facilitar o trabalho de mecânicos e reparadores, além de oferecer as válvulas individualmente, cujo sufixo dos códigos das peças é sempre MMVT, a Marelli Cofap Autopeças oferece também o conjunto válvula termostática, carcaça e sensor, cujos códigos apresentam o sufixo MMVTK. Com esse conjunto, os profissionais têm à disposição componentes que se ajustam perfeitamente à aplicação indicada, facilitando a manutenção do sistema e eliminando eventuais dúvidas sobre o perfeito encaixe de válvula, carcaça e sensor.

Os técnicos da empresa alertam que válvulas termostáticas fora do padrão ou que apresentem problemas de funcionamento podem deixar de realizar a sua função, o que pode causar o superaquecimento do motor, já que, dependendo da avaria do componente, o fluido refrigerante não será resfriado no radiador. 

Superaquecido, o motor pode “fundir”, ou seja, algumas peças móveis no interior do motor podem atingir uma temperatura tal que, literalmente, fundem-se umas às outras. Por isso, utiliza-se o termo “motor fundido”, um dos problemas mais temidos pelos motoristas. 

O mau funcionamento da peça pode também elevar o consumo de combustível, porque o motor consome mais combustível durante a fase fria – período compreendido entre a partida e o atingimento da temperatura ideal de funcionamento – e se a válvula permanecer aberta, o motor vai levar um tempo muito maior para atingir a temperatura ideal.

Para preservar a válvula, a dica é sempre manter o fluido de refrigeração com o aditivo correto. Além disso, vale sempre a velha dica: manutenção preventiva evita dores de cabeça e gastos desnecessários.

Recentemente, a Marelli Cofap Aftermarket acrescentou três códigos ao catálogo de válvulas termostáticas Magneti Marelli.

MMVT902.92C: Válvula termostática para Chevrolet CRUZE 1.8 (2012/2016); SONIC 1.6 (2012/2014) e TRACKER 1.8 (2014/2016).

MMVTK-20002: Conjunto Válvula Termostática (válvula termostática + carcaça + sensor) para Ford COURIER 1.6 Zetec Rocam (1990/2002); ESCORT 1.6 Zetec Rocam (2000/2002); FIESTA 1.0 (2000/2004) e KA 1.0 Zetec Rocam (1999/2009).

MMVTK-20003: Conjunto Válvula Termostática (válvula termostática + carcaça + sensor) para Ford COURIER 1.6 (2002/2007) 8V; ECOSPORT 1.0 (2003/2006) 8V; ECOSPORT 1.6 (2003/2005) 8V; FIESTA 1.0 (2002/2012) 8V e FOCUS 1.6 (2003/2007) 8V.

Mais informações sobre os produtos Magneti Marelli podem ser encontradas em www.mmcofap.com.br.

Leia Mais
Modelo da Maserati vai de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos