O fim do Toyota Etios no Brasil: entenda o que está por trás da decisão

Modelo da fabricante japonesa deixou o mercado brasileiro neste mês de abril, mas continuará suprindo demandas estrangeiras

O modelo Etios teve sua produção encerrada para o mercado do Brasil, a partir de decisão estratégica tomada pela Toyota. Esta optou por juntar esforços para focar unicamente no lançamento de um novo modelo, do qual já se espera bom desempenho de vendas, o Corolla Cross. 

A marca anunciou essa medida no mês passado, março, mas afirma que os proprietários do veículo permanecerão tendo direito aos serviços disponíveis em todo o país, como possíveis revisões e assistências. 

Essa decisão já foi efetivada e, hoje, o Etios não se encontra mais disponível no site brasileiro da empresa, ou em concessionárias e showrooms oficiais. Desde sua estreia, em 2012, foram emplacados em torno de 620.000 exemplares do em território nacional. O veículo era disponibilizado na versão hatch e sedã, com valores partindo de R$59.919 pela versão 0 km.

Apesar da saída do Brasil, a produção em cenário paulista, mais especificamente na fábrica em Sorocaba, continuará. Isso porque a mercadoria tem também outros alvos, como outros países da América Latina. Argentina, Paraguai, Peru e Uruguai permanecem tendo o Etios como uma opção.  

Nesses outros cenários, o carro em questão recebe muito mais destaque, sendo um sucesso de vendas na Argentina, por exemplo. Em 2020, foi o nono carro mais vendido no local, e no ano anterior ocupava a quarta posição. Vale ressaltar que o líder em vendas lá é da mesma firma, no caso o Toyota Hilux. 

ModeloPosição Argentina 2019Posição Argentina 2020
Toyota Hilux
Ford KA
Chevrolet Onix
Toyota Etios

Entretanto, a decisão da Toyota de remover o compacto do Brasil não foi grande surpresa, já que aqui sua popularidade era muito pequena e a produção paralela poderia dispersar o empenho para outros lançamentos. 

Em contrapartida, os compradores brasileiros apresentam interesse crescente pelo mundo dos SUVs, inclusive alguns menores, dado o disparo do Jeep Compass, que vendeu 52.966 unidades em 2020, e do Chevrolet Equinox, por exemplo. 

Trazer o Corolla Cross em 2021 é uma resposta a esse comportamento e tendência, visando desenvolver um concorrente para tais modelos. As expectativas são grandes quanto às vendas.  

Leia Mais
Peel P50 – O menor carro do mundo