As maiores coleções privadas de carros no mundo

Conheça o tamanho, o conteúdo e os donos das maiores coleções automotivas do planeta

A paixão pelo automobilismo é comum e muitas pessoas sonham em um dia adquirir o carro dos sonhos, não importa qual seja. Alguns indivíduos, no entanto, foram além dessa meta e acumularam ao longo da vida uma quantidade surpreendente de itens em suas coleções particulares. 

Conheça alguns dos maiores e mais notórios acervos, modelos de destaque e seus proprietários. 

Og Pozzoli, São Paulo, 170 carros

Mesmo que Og Pozzoli já tenha falecido, esta coleção merece entrar na lista, dado que era considerada a maior de automóveis antigos do Brasil e uma das mais importantes do mundo. As inúmeras aquisições de Pozzoli foram inauguradas por um Lincoln Continental de 1948, adquirido em 58. 

Alguns dos outros componentes de destaque eram duas Fiat Jardineira, uma de 1912 e outra de 1914, além de um Lincoln V12 de 1938, modelo que só possui duas unidades no planeta, uma no museu da Casa Branca, por ter servido o ex-presidente Roosevelt, e outra no acervo do brasileiro.

Hoje, a coleção continua preservada, intacta, e passou a ser cuidada pela Fundação Lia Maria Aguiar. O intuito é que, além de exibida, essa possa se tornar um meio de incentivar jovens a iniciarem na profissão de restauradores.  

Jay Leno, Califórnia, cerca de 200 carros e 160 motocicletas

Hassanal Bolkiah, de 74 anos, possui mais de 7 mil veículos, de décadas e designs variados. Há estimativas de que a coleção totalize um valor de U$5 bilhões, incluindo centenas de modelos das mais renomadas marcas, Porsche, Ferrari, Rolls-Royce, BMW, Mercedes-Benz e outros. 

Dentre os destaques do arquivo, o proprietário gastou cerca de 14 milhões de dólares para que seu Rolls-Royce Silver Spur II limousine fosse banhado a ouro; além de ter duas Ferrari Mythos (carro conceito da marca e que não era feito para o público) customizadas; um Mercedes-Benz CLK GTR; um Bentley Java e seis Ferrari FX, modelo criado especificamente para o político.

Sultão de Brunei – mais de 7 mil carros – Ásia 

A liderança desta lista chega em patamares inacreditáveis. O atual sultão e primeiro-ministro de Brunei, um pequeno país asiático rico em petróleo, possui uma das maiores fortunas do mundo e, ainda, grande interesse por carros. 

Um nome mais facilmente conhecido pelos amantes de carros, Jay Leno é um dos maiores colecionadores do mundo automotivo. Com aquisições de modelos extremamente raros, especiais e vintage, o americano possui cerca de 200 veículos, sem contar a vasta gama de motocicletas também.Para citar alguns de seus emblemáticos modelos, há uma McLaren F1, que vale cerca de U$12 milhões, e uma Lamborghini Miura P400 de 1967. Uma curiosidade é que Leno ainda possui seu primeiro carro, um Buick Roadmaster, além de carros de corrida clássicos e outros movidos a vapor, como pode ser visto em vídeo compartilhado no Instagram.

Leia Mais
A elegância da carruagem motorizada: a história do primeiro carro do mundo