Scion x Riley Hawk’s Skate Tour xB: O carro perfeito para skatistas

Quem gosta de andar de skate sabe que não dá para ir para todos os lugares com ele. Scion pensou nisso e criou o carro perfeito para skatistas.

Nos anos 70, na Califórnia, um grupo de jovens rebelde e hippies, chamados de Z-Boys, popularizaram um dos esportes mais praticados nos dias de hoje, o skate. Desde sua ascensão, os skatistas assumiram um estilo de vida alternativo, algo que influenciou a extinta montadora Scion a criar um veículo especial homenageando os skatistas, o Riley Hawk’s Skate Tour xB.

O carro é uma edição especial do Scion xB, ele foi anunciado na SEMA Show de 2014 como uma homenagem aos anos de ouro do skate, os anos 70. O carro foi um trabalho de design da KMA Production e foi feito de acordo com as especificações do skatista profissional Riley Hawk, filho do lendário Tony Hawlk.

Sua cor laranja e o design estilizado, o xB especial da Scion teve seu teto elevado e uma pintura especial que remete as vans dos anos 70. Um conjunto de rodas magnéticas e brilhantes foram adicionadas e foram acrescentados escapamentos duplos laterais, mas apenas para fins estéticos.

Ainda na parte externa, o veículo possuí um bagageiro no teto dedicado especialmente ao  armazenamento de skates. Na porta do porta-malas traseiro também há um suporte para skates.

carro da scion

O interior

O veículo é notável não só em seu exterior, seu interior possuí um painel de madeira e todos os componentes dele são retrôs, como o volante de aro de madeira e o rádio. Os painéis das portas são cobertos de vinil e as maçanetas são cromadas e simulam partes de um skate.

No porta-malas existe uma pequena oficina para a manutenção de skates, com espaço para colocar os shapes e ferramentas. Além disso, o local é equipado com um som Pioneer moderno, com entrada USB e AUX, além de haver a possibilidade de se conectar uma guitarra. No porta-malas também há um frigobar escondido.

Os tapetes são felpudos, assim como o revestimento dos tetos. Os bancos são de vinil com botões e os cintos são do estilo old school, assim como todo o resto do carro. Os detalhes encantam, com alusões a pistas de skate, o veículo é como uma loja de doce para quem é detalhista.

O motor

As mudanças foram estéticas, o modelo xB da Scion é um subcompacto hachback destinado as cidade, o modelo original é equipado com 4 portas, o Ridley Halk’s Skate Tour xB também, mas as portas traseiras estão disfarçadas para simular as vans antigas de duas portas. 

O veículo possuí um motor 2.4 de 154 cavalos de potência e 162 de torque. Sua velocidade máxima é de 225 km/h, ou 140 mph, e chega de 0 a 96,5 km/h em 9 segundos. 

A Scion

A Scion era uma subdivisão da Toyota nos EUA, criada em 2003. A marca tinha o público jovem como os principais consumidores, todos os modelos eram pensados para esse nincho do mercado. Seu slogan era What Moves You? Weird, right? (O quer move você? Estranho né?).

Por focar na geração Y, a montadora utilizava técnicas de marketing virtual e de guerrilha. Além do Ridley Halk’s Skate Tour xB, a montadora também lançou um carro em homenagem a banda de metal Slayer, com o modelo tC. Além disso, a própria marca oferecia opções para a customização dos carros.

Infelizmente, em agosto de 2016, a Scion foi descontinuada e seus veículos mudaram de nome passaram a fazer parte da linha Toyota. O modelo xB foi renomeado de Toyota bB, Toyota Corolla Rumion e Toyota Rukus.

Leia Mais
Curiosidades da profissão pelo mundo