Um dos maiores filmes de carros, Ford vs Ferrari

Entenda a história do automobilismo com cinco filmes

O mundo do automobilismo possui centenas de histórias e algumas se destacam tanto que viram filmes.

Assim como o futebol, o automobilismo é a paixão de muitos brasileiros e de uma boa parcela da população global. Por fazer parte da cultura pop mundial centenas de filmes de carros são produzidos com base em histórias reais ou não, por isso assistir essas produções pode ser uma ótima fonte de conhecimento e entretenimento.

Seja a Fórmula 1 ou a invenção de um carro novo, diretores renomados, como Ron Howard ou Francis Ford Coppola, já dedicaram momentos de sua carreira para criar filmes conceituados sobre o mundo do automobilismo, verdadeiras obras de arte cinematográficas. Então, confira 5 filmes que contam a história do automobilismo.

1. Ford vs. Ferrari (2019)

Ford vs. Ferrari não é só mais um dos filmes de carros que existem por ai, é um filme épico. A trama, dirigida por James Mangold, se passa na década de 60 e conta a história de quando a Ford resolve entrar no mundo das corridas automobilísticas, mas acaba sendo atropelada pela Ferrari que dominava na época. A história gira em torno de Carroll Shelby e Ken Miles que tentam construir um veículo para bater a montadora italiana.

Com um elenco de peso, como Matt Damon, que interpreta Carroll Shelby, e Christian Bale, que assume a pele de Ken Miles, o filme ganhou o Oscar de Melhor Montagem e Melhor Edição de Som. O mais notável é que o longa também foi indicado ao grande prêmio da noite, o Oscar de Melhor Filme.

2. Rush – No limite da emoção (2013)

Os anos 70 foram glamorosos para a Fórmula 1, as corridas eram mais perigosas, dramáticas e extremamente competitivas, principalmente por conta dos rivais Niki Lauda e James Hunt. As brigas e o glamour foram muito bem retratadas pelo diretor Ron Howard, que por meio das cenas de ação conseguiu mostrar as corridas com perfeição.

James Hunt foi interpretado pelo Chris Hemsworth e Niki Lauda pelo Daniel Brühl. O filme foi indicado ao Globo de Ouro por Melhor Filme Dramático e Melhor Ator Coadjuvante. Além disso, ele ganhou o BAFTA de melhor montagem.

3. As 24 horas de Le Mans (1971)

Em contraste com os filmes anteriores, As 24 horas de Le Mans traz a fictícia história de Micheal Delaney, um piloto que volta a correr depois de quase morrer em um acidente. O filme traz elementos importantes sobre a Le Mans e é um rica fonte de informação sobre o mundo automobilístico.

Dirigido por Lee H. Katzin e John Sturges, o filme é estrelado por Steve McQueen, Siegfried Rauch e Louise Edlind Friberg. Além disso, o longa é considerado um marco na história dos filmes do gênero, sendo que todas as cenas de corrida foram gravadas de fato durante a Le Mans.

4. Tucker – Um Homem e Seu Sonho (1988)

Dirigido pelo cultuado Francis Ford Coppola e produzido por George Lucas, Tucker – Um Homem e Seu Sonho acompanha a vida de Preston Tucker um inventor e empresário que cria o “carro do futuro”, um excêntrico veículo com três faróis. O filme não tem cenas de ação ou corridas eletrizantes, igual os filmes de carros mais populares do cinema, mas traz uma história envolvente, brutal e real.

Estrelado por Jeff Bridges, Marin Landau e Joan Allen, o longa foi indicado ao Oscar como Melhor Ator Coadjuvante e ganhou o Globo de Ouro na mesma categoria. Além disso, venceu o BAFTA de Melhor Design e Direção de Arte e levou a estatueta de ator coadjuvante no National Society of Film Critics Award.

5. McLaren: O Homem Por Trás do Volante (2017)

O longa metragem traz a biografia de Bruce McLaren, um talentoso piloto da Fórmula 1. Da mesma forma que era habilidoso dentro do cockpit, Bruce era um visionário e criou a McLaren Motor Racing, uma das melhores equipes da competição. O filme mostra sua trajetória, que vai de homem humilde até na elite da maior corrida do mundo.

O filme é dirigido por Roger Donaldson e estralado por Dwayne Cameron, Matt Coldrick e tem a participação especial de Emerson Fittipaldi. O longa mistura técnicas cinematográficas com documentário e, acima de tudo, traz um fiel retrato de Bruce McLaren com uma carga emocional enorme.

Brake: séries, documentários e filmes de carros

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais (Facebook e Instagram), pois lá nós temos a editoria Brake. Um espaço onde, também, damos dicas de filmes, séries e documentários relacionados ao mundo do automobilismo.

Leia Mais
Do hobbie à profissão: a trajetória de Mariela para conquistar o espaço nas oficinas