Tuning: conheça os limites legais da modificação de carros

Os carros são itens únicos e muitos dizem que eles são a cara dos donos. Uns preferem totalmente originais, igual quando saíram da fábrica, já outros optam por modificá-los à sua própria imagem. O termo para quem gosta de modificar é o famoso tuning.

Para andar sem preocupações, é necessário estar atento às leis de trânsito. É legal rebaixar o carro, trocar os faróis e modificar outras coisas, mas existem alguns critérios. Veja eles aqui.

Motorização

Uma das modificações mais comuns é no motor. O aumento de potência é permitido por lei, mas só pode ser em 10% da potência original. A razão disso é por conta da segurança, pois os componentes do veículo são projetados para suportar uma velocidade e aceleração máxima.

O sistema de combustível pode ser alterado também, desde que o Detran do estado avalie e altere a documentação do veículo. É necessário que esse tipo de mudança, principalmente para gás GNV, seja feita de maneira segura e que fique de acordo com as avaliações do Inmetro.

Pintura

Alteração na pintura também é um procedimento totalmente legal, seja alteração de cor, aplicação de adesivos ou envelopamento. Toda transformação que cubra mais de 50% da lataria do veículo, implica atualização do documento. Se não houver uma cor predominante, o documento contará com a denominação “fantasia”.

carro modificado ao estilo tuning

Acessórios

Não existe nenhuma lei que limite o uso de acessórios externos como aerofólios, saias e spoilers, tanto laterais quanto traseiros. Para não ser surpreendido, é necessário consultar o Detran de sua região.

No caso dos sons automotivos, é proibido que as caixas de som ocupem o porta-malas inteiro e os bancos traseiros. Além disso, o Contran estabelece que o som não pode ultrapassar 80 decibéis.

acessórios de carros de tuning

Rodas e pneus

Para realizar a substituição das rodas é necessário ter alguns cuidados. É proibido que o diâmetro delas ultrapasse os limites do para-lamas. Por isso é necessário prestar atenção no tamanho do aro e suas extensões.

As regras para as rodas se aplicam também para os pneus. Quando há o aumento do aro, é necessário se atentar na diminuição do pneu, para que a proporcionalidade seja mantida.

rodas de carro de tuning

Rebaixamento

É legal rebaixar um carro, mas é necessário que as regras sejam respeitadas. A altura mínima permitida deve ser superior ou igual a 100 mm, a partir do ponto mais baixo da carroceria. Além disso, o conjunto de rodas e pneus não devem tocar em nenhuma parte da lataria.

carro tuning rebaixado
Leia Mais
A origem do Fusca