Fim dos estepes? Os pneus Seal Inside são o futuro?


Você se sentiria seguro em fazer uma viagem longa sem estepe? A maioria das pessoas vai responder “não”, mas daqui a uns anos as respostas podem mudar. Os pneus auto selantes são uma promessa para o futuro e algumas montadoras já utilizam eles.  

Conhecidos também como Seal Inside, eles dispensam o uso do estepe, pois após um furo ele veda o dano e permite que o condutor continue a viagem, às vezes sem notar o que aconteceu. Essa tecnologia não restringe o condutor de distância ou velocidade, mas é preciso ficar atento para uma ocasional perda de pressão.

pneu sendo trocado

Como funciona?

Basicamente, o pneu funciona de maneira bem simples. Durante a confecção do item, é adicionada uma massa, depois da carcaça do pneu, que funciona como agente selador. Esse agente pode suprimir furos de até 4 milímetros de espessura – dimensão duas vezes maior que um prego normal.

Se imaginarmos que um pneu passou por cima de um prego, o material selante se incorpora ao objeto, se o prego continuar no pneu não haverá uma perda de pressão, pois o local estará impermeabilizado. Se o prego sair logo em seguida, o agente selador é puxado junto com prego, o que acaba vedando o furo.

Esses tipos de pneus podem ser encontrados em diversos aros e podem ser utilizados em todos os tipos de veículos, novos ou antigos. 

Outras tecnologias

Além da Seal Inside, existem outras tecnologias que permitem que o condutor não precise parar para trocar o pneu. Uma delas é o Run Flat, essa alternativa consiste em pneus que foram confeccionados com uma camada lateral de borracha mais dura.

Fator que mesmo sem pressão ou com um rasgo, o condutor consegue conduzir o carro, sob uma velocidade máxima de 80 km/h, até um local seguro para fazer um reparo. Diferente dos auto selantes, os Run Flat necessitam de uma adaptação especial e nem todos os veículos comportam esse item.

pneu furado
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