Os efeitos negativos que a maresia pode causar em seu veículo

O litoral brasileiro possui 7,491 km e mais de 270 municípios em sua extensão. Cidades grandes como Santos, Rio de Janeiro, Salvador e Recife possuem uma extensa frota de carros, tanto de moradores, quanto de turistas. Um dos problemas mais comuns é com a famosa maresia, mas o que ela pode causar? Descubra aqui.

Carro afetado pela maresia.

Sistema elétrico

Os carros de hoje estão cada vez mais modernos e com mais componentes eletrônicos. A maioria dos terminais, cabos e placas são confeccionadas com componentes metálicos. A maresia, simplesmente, consiste em partículas de água que são “borrifadas” no ar e levadas pelo vento. Os componentes metálicos podem ser afetados pela maresia e sofrer com desgaste e ferrugem.

Para identificar e resolver esses problemas é uma tarefa simples. Não é preciso de uma investigação mais apurada, pois com a tecnologia atual, o diagnóstico pode ser feito de uma maneira rápida com a tecnologia atual.

Borrachas

As peças emborrachadas também sofrem problemas causados pela maresia. Coifas, palhetas do para-brisa e as borrachas da porta podem ficar ressecadas por conta da umidade e dos sais que são levados pelo vento.

É necessário ficar de olho nesses componentes para evitar desgastes e danos no veículo. Normalmente os problemas são bem visíveis e simples de serem resolvidos. São peças fáceis de serem encontradas e trocadas.

Filtros

A função do filtro não é tão afetada por conta da maresia. A poeira, umidade, salinidade e areia estão muito presentes no litoral, então consequentemente  o item sofrerá um desgaste maior e mais rápido. Por isso é necessário ficar de olho nesse item com uma frequência maior que a comum.

Funilaria

A ferrugem não é um problema tão frequente, pois os veículos atuais são preparados para não enferrujarem com facilidade. Os produtos químicos anticorrosivos podem reduzir em até 90% os efeitos da maresia. Mas é necessário se atentar a batidas e arranhões, pois esses incidentes podem iniciar um processo corrosivo na lataria do veículo.

Por isso é necessário ficar atento a esses detalhes e quando for restaurar procurar um local adequado para fazer o serviço de funilaria e pintura. Quem mora em regiões praianas é necessário que faça a lavagem do veículo, para retirar as partículas de areia e poeira da superfície do veículo.

Carro passando por prevenção dos efeitos negativos da maresia.

Componentes mecânicos

Os componentes mecânicos são muito afetados no clima úmido do litoral. A maresia e a areia podem desgastar pastilhas de freio, suspensões e o motor com uma maior facilidade. Por essa razão é necessário manter as revisões em dia e com uma certa frequência realizar uma lavagem especial.

Leia Mais
Peel P50 – O menor carro do mundo