Peel P50 – O menor carro do mundo

No mesmo ano do lançamento de automóveis clássicos, como o AC Cobra e o Jeep Gladiador, 1962 nos presenteou com o menor carro do mundo, o humilde Peel P50. Com menos de 60kg e com 1,34m de comprimento, o microcarro custava na época £199,00 e foram vendidas apenas 100 unidades.

O curioso veículo era produzido pela montadora Peel Engineering Company, na Ilha de Man – região dependente da Coroa Britânica. Antes de produzir automóveis, empresa começou trabalhando com carenagens de motocicletas, peças de motor e cascos de barcos.

No auge de sua produção, a Peel Engineering Company empregava 40 funcionários em sua fábrica, localizada na cidade litorânea de Peel. O P50 foi projetado e construído pelo Cyril Cannell e Henry Kissack, o veículo era vendido como “um carro para uma pessoa e uma sacola”.

O Peel P50 possuía um motor de dois tempos monocilíndrico de 49cc que podia chegar a 61km/h. Com apenas três marchas, o menor veículo do mundo não dava ré, por conta do seu peso você poderia sair do carro e virar ele.

O veículo que caberia dentro de uma Kombi, possuía um único assento e uma só porta. Além disso, ele possuía um chassi de aço tubular e com 3 rodas, na época, ele era tecnicamente classificado como uma moto por conta do seu tamanho e potência. 

Peel Trident

O Peel P50 foi produzido até 1965 e logo foi substituído pelo Peel Trident, que foi considerado um dos piores carros da história. “O Peel Trident foi projetado e construído na Ilha de Man nos anos 60 por razões ainda desconhecias, como Stonehenge” afirma Dan Neil, crítico automobilístico, para a revista Time.

peel trident

Entretanto, o Trident era um pouco maior que seu antecessor. Com a capacidade para duas pessoas e com 90kg, o carro possuía um formato de disco voador e chegava a 61km/h. Da mesma forma, o carro seguia os padrões que seu antecessor, com um câmbio com 3 marchas e sem ré. Ele foi fabricado por apenas um ano e vendeu menos de 50 unidades.

Peel Engineering Company

A empresa produziu outros veículos após o Trident, como o Peel Viking Sport que foi um mini cupê esportivo. Em 1974, Peel Engineering Company foi dissolvida, mas em 2010 dois empresários, Gary Hillman e Faizal Khan, criaram uma empresa com o mesmo nome que produz réplicas do P50 e do Trident.

menor carro do mundo
Leia Mais
Especialidade: esportivos e luxuosos