A elegância da carruagem motorizada: a história do primeiro carro do mundo

Quando se pensa em carros logo vem na mente a imagem de um automóvel de quatro rodas, com duas portas, um para-brisa e um motor em baixo do capô. Porém, a mais de 130 anos atrás o conceito de carro era uma carroça aberta com três rodas e um barulhento motor em baixo do banco. Conheça a história do primeiro carro do mundo.

 Carl Benz o criador do primeiro carro do mundo
Carl Benz

No dia 29 de janeiro de 1886, em Berlin – Alemanha, Carl Benz se deslocou até o Imperial Patent Office e junto com sua esposa registrou a patente de uma invenção que, até então, era chamada de DRP 37435. Seis meses depois, Benz apresentou ao mundo uma máquina chamada Patent-Motorwagen, o primeiro carro.

Com a aparência de uma carroça, o veículo possuía três grandes rodas, um chassi de madeira e um volante semicircular. A carruagem sem cavalos possuía um motor que pesava 100kg e tinha 0,9 hp. Com a potência de 1 cavalo de potência e movido à gasolina, o veículo chegava a 16km/h.

A estranha caroça, que se movimentava “sozinha”, não gerou muita confiança com o grande público. Em 1888, Bertha Benz, esposa de Carl, embarcou em uma arriscada aventura escondida de seu marido, uma viagem de 194km com o Patent-Motorwagen.

 Bertha Benz, a cocriadora do primeiro carro do mundo
Bertha Benz

Com a ajuda de dois de seus filhos, Bertha foi da cidade que morava, Mannheim, até a sua cidade natal, Pforzheim. No caminho a corajosa mulher chamou a atenção para a invenção de seu marido, feito que acabou popularizando o veículo. 

Ela passou por diversos percalços durante sua viagem, precisou fazer reparos e teve que empurrar o veículo quando o combustível acabou. Problemas que ajudou Carl a fazer melhorias posteriores no veículo. 

Bertha fez a primeira viagem de longa distância, no primeiro carro e sendo a primeira “pilota de testes” do mundo. Em 2008, ela foi imortalizada com a Bertha Benz Memorial Route uma rota turística que refaz o seu caminho original.

O carro recebeu mais alguns modelos depois da ousada viagem. O Motorwagen número 2 tinha 1,5 hp e o modelo número 3 possuía 2 hp. A carruagem motorizada foi produzida até 1893 e foi graças a esse pequeno invento que hoje podemos nos mover com facilidade pelas ruas e estradas.

Leia Mais
O carro mais caro do planeta