Conheça os carros mais vendidos de cada década no Brasil

Se você pegar uma fotografia da Avenida Paulista da década de 70 veremos, majoritariamente, centenas de Fuscas e Brasílias. Hoje ao fotografar mesma avenida será possível visualizar dezenas de Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

É um fato que em todas as décadas existem os veículos mais vendidos. Com a evolução das tecnologias, o gosto da população foi mudando com o tempo. Tendo isso em mente, é possível fazer uma viagem no tempo e relembrar quais foram os carros mais vendidos em cada década.

Anos 60

fusca um dos carros mais vendidos da história

Os anos 60 foram anos complicados para a política brasileira, mas foram bons anos para a indústria automobilística. Essa década presenteou a população com carros como a Kombi, o Puma e o Gordini. Mas o veículo que mais marcou esse período foi o queridinho do povo brasileiro, o Fusca.

Anos 70

fusca um dos carros mais vendidos da história

A década de 70 mudou o mundo com o começo da era das discotecas. No setor automotivo, o Fusca continuou na liderança dos veículos mais vendidos no país e logo no primeiro ano da década ele atingiu o primeiro milhão de unidades vendidas. Mas em seguida, um dos carros mais vendidos era o Opala, que foi lançado no final da década anterior, e o Volkswagen Variant, que utilizava muitos elementos do Fusca.

Anos 80

chevette um dos carros mais vendidos da historia

Os anos 80 foram anos marcantes para a história brasileira, aconteceu o fim da ditadura militar e a criação da atual constituição (1988). Além disso, carros como o Monza e o Gol começaram a circular nas ruas do Brasil. Nessa década o Fusca foi desbancado e a coroa foi passada para o Chevrolet Chevette, que vendeu 655.217 unidades, contra as 480.931 unidades do Fusca – que ficou em quarto lugar.

Anos 90

gol o carro que foi mais vendido até hoje

A década onde as tecnologias começaram a explodir e os computadores foram se popularizando, teve carros como Fiat Palio, Chevrolet Vectra e o Ford Ka, esses eram os famosos anos 90. O carro mais vendido durante esse período foi o Volkswagen Gol. O sucesso foi dividido entre dois modelos o “quadrado” e o conhecido Gol “Bolinha”, apelido dado por conta das suas curvas arredondadas.

Anos 2000

gol o carro que foi mais vendido até hoje

Com a virada do milênio muitas novidades tecnológicas assolaram o mercado automotivo. Veículos como Celta, Golf e Fox ocuparam as ruas e estradas brasileiras, mas o Volkswagen Gol continuou dominando o mercado. Seu reinado durou até o fim da primeira década dos anos 2000, o que acumulou um total de 24 anos na liderança dos mais vendidos.

Anos 10

gol o carro que foi mais vendido até hoje

A segunda década está acabando e muitas coisas mudaram desde o começo do século. Os carros ganharam um design mais aerodinâmico, perderam as cores vibrantes e receberam diversos apetrechos tecnológicos. O veículo mais vendido até agora é o terceira geração, durante esse período foram vendidas 1.666.227 unidades.

Anos 20

onix é promissor para ser um dos carros mais vendidos do brasil

Ano que vem começa a terceira década, que vai de 2020 até 2029. Não é possível dizer qual veículo será o mais vendido durante esse tempo, mas um dos fortes concorrentes é o Chevrolet Onix. Ele começou a ser comercializado em 2012 e desde 2015 é o veículo mais vendido no mercado nacional, um número acumulado que ultrapassa 1.128.255.

Leia Mais
40 anos de Stock Car